Tops estreiam em São João da Barra

Categorias Super Top e Pro Girls tiveram início nessa sexta-feira (23/09) nas ondas da Praia de Atafona. O segundo dia do Garoto apr...



Categorias Super Top e Pro Girls tiveram início nessa sexta-feira (23/09) nas ondas da Praia de Atafona. O segundo dia do Garoto apresenta São João da Barra Bodyboard Brasil, ocorrido nessa sexta-feira (23/09), na Praia de Atafona, em São João da Barra.

 O início das disputas das principais categorias do Circuito Brasileiro de Bodyboard: Super Top e Pro Girls. Em ondas de meio metro e prejudicadas pela forte entrada de vento, os melhores atletas precisaram utilziar o que de melhor sabem fazer para superar as adversidades do mar.

Logo na primeira bateria do dia um duelo acirrado colocou na água o atual líder do ranking brasileiro, Eder Luciano, de Itapema (SC). Destaque do circuito nacional até o momento, o itapemense terminou sua bateria em segundo lugar e pulou direto para o terceiro round da competição.

Não foi o começo que eu esperava, mas de certa forma ficou de bom tamanho. Eu havia vencido as minhas baterias de estreia nas outras competições, mas dessa vez não foi possível. Fico feliz com o resultado, pois passo diretamente para o Round 3, mas sei que vou ter que lutar muito para chegar ao objetivo principal, que é o título”, frisou Eder.

Quem se deu bem na bateria de Eder foi o potiguar Marcus Lima. Campeão mundial do ISA Games em 2008, Marcus sabia que precisava de um bom resultado, pois o atleta precisa se recuperar no ranking brasileiro. Após um início de temporada regular, o atleta do Rio Grande do Norte pulou diretamente para  a quarta fase e agora espera os atletas que virão das repescagens.

Eu não vinha de uma fase boa e precisava muito dessa vitória. Eu sabia que poucos atletas já haviam competido aqui então a chance é igual para todos. Decidi mudar minha atitude no mar e peguei diversas ondas. Comecei a bateria com um gás diferente e dessa vez deu certo. Eu precisava me dar bem aqui para subir no ranking e me manter entre os tops no próximo ano”, disse Lima.

Vencedores do primeiro round, Uri Valadão (BA) e Erisberto Abrantes (ES) tiveram as melhores apresentações entre os tops na primeira fase. Atual campeão do mundial de Sintra e vice-campeão em Búzios, Uri Valadão segue na briga pelo título do Circuito. Com a vitória no Round 1, o baiano ganhou moral na briga pela disputa.


Eu ainda não penso muito em título. Preciso focar nas minhas baterias e fazer o melhor possível. Consegui achar duas boas ondas nesse round. Sigo treinando forte buscando bons resultados e agora é manter o foco para essa etapa”, declarou Uri.

O capixaba Erisberto Abrantes também se adaptou muito bem as condições do mar em Atafona. Com uma boa escolha de ondas o atleta de Vila Velha não deu chances aos adversários e passou em primeiro. Terceiro colocado em Salvador, Beto vem de uma franca recuperação no ranking e também está na batalha.

Todo mundo pensa em título, mas é preciso passar primeiro as baterias no campeonato. Eu estou me recuperando bem e quero fazer mais um bom resultado para chegar com chances em Ipanema. O ideial é depender apenas de mim, pois não gosto de ficar me preocupando com o resultado dos outros”, frisou Beto.

É importante ressaltar que no novo formato adotado pela CBRASB – Confederação Brasileira de Bodyboarding – os vencedore de cada bateria do Round 1 avançam diretamente para as quartas de final, enquanto os segundos colocados classificam-se para o Round 3, deixando assim a disputa para os terceiros e quartos lugares de cada bateria para o Round 2.

 Sendo assim, os atletas terceiros e colocados na primeira fase caíram novamente na água em baterias homem a homem. Alexandre Milazzo (BA), Wanderson Araujo (ES), Roberto Bruno (CE) e Hellinton Loureiro (ES), foram os classificados para o Round 3 após as baterias da repescagem.

Líder começa com vitória entre as mulheres:
A cearense Isabela Sousa, vencedora da etapa de Salvador do Circuito Brasileiro, começou bem a caminhada pela manutenção da liderança do ranking nacional. Campeã mundial e brasileira em 2010, Isabela retornou do México, onde permaneceu por uma semana com seus patrocinadores treinando nas ondas de Zicatela, e chegou com gás total para as disputas em São João da Barra.

Estou muito empolgada para esse segundo semestre. Voltei de uma viagem muito boa agora e estou no gás. O mar aqui está meio complicado, mas eu consegui achar as ondas que precisava para passar. Nesse tipo de mar o mais importante é conectar bem nas ondas para aproveitar o máximo possível”, explica Isabela.

Após Isabela sair vitoriosa, Maylla Venturin, vice-líder do ranking, caiu na água e também confirmou sua vaga na segunda fase. A capixaba segue firme na luta pelo título e a diferença de 10 pontos para a cearense Isabela Sousa foi mantida com os resultados dessa sexta-feira.

Outro ponto positivo nas disputas femininas ficou por conta da grande recuperação de Neymara Carvalho. A pentacampeã mundial não foi bem na etapa de Salvador, mas mostrou que está em grande forma e liderou sua bateria do início ao fim para classificar-se para o Round 2.

Matheus Bastos faz primeiro dez do evento:
O cabeça de chave número 1 da Pro Trials, Iraí Rodrigues (PE), passou mais uma bateria nessa sexta-feira e segue a passos largos para consolidar sua primeira posição no ranking e buscar uma das quatro vagas para a elite em 2012.


Quem também fez bonito na categoria foi o capixaba Lucas Nogueira. Em uma das melhores baterias do dia, o atleta de Vila Velha virou sua bateria no segundos finais e também se garantiu no 3º Round do Garoto apresenta São João da Barra Bodyboard Brasil.

Finalizando o dia em grande estilo, o atleta de apenas 13 anos, Matheus Bastos fez o primeiro dez unânime na penúltima bateria do dia. Mostrando muita atitude, mesmo em sua primeiro brasileiro, o atleta mandou quatro el rollos na mesma onda e ganhou a nota perfeita dos juizes.

“Eu não esperava nunca fazer uma nota 10 no meu primeiro brasileiro. Eu nem sei o que dizer é muito legal isso tudo. Eu joguei a prancha pro alto de emoção quando ouvi que era 10”, disse Matheus.

Completando as disputas, outra jovem promessa do bodyboard carioca, Socrates Santana, também passou em primeiro. Socrates e Matheus treinam juntos no Posto 5 – em Copacabana e ambos são moradores da Comunidade do Pavão/Pavãozinho – e seguem ditando o ritmo da sub-16, mesmo sendo os atletas mais jovens da competição.

Confira as baterias do sábado:
Round 3 – Super Top:
H9: Eder Luciano (SC) x Alexandre Milazzo (BA)
H10: Luis Villar (SC) x Roberto Bruno (CE)
H11: Sanderson Trevisan (PR) x Wanderson Araújo (ES)
H12: Léo Costa (ES) x Hellinton Loureiro (ES)

Round 4 – Super Top:
H13: Marcus Lima (RN) x 1º H9
H14: Uri Valadão (BA) x 1º H10
H15: Erisberto Abrantes (ES) x 1º H11
H16: Israel Eduardo (RJ) x 1º H12

Round 2 – Pro Girls:
H7: Isabela Sousa (CE) x Jessica Becker (RJ) x Maira Viana (RJ)
H8: Neymara Carvalho (ES) x Joany Duarte (ES) x Xandinha Ereiro (PA)
H9: Maria Helena (RJ) x Elizangela Fragozo (ES) x Maylla Venturin (ES)
H10: Priscila Medeiros (RN) x Mayara Lopes (SP) x Marina Bastos (RJ)

Nesse sábado (24/09), terceiro dia do Garoto apresenta São João da Barra Bodyboard Brasil, o check in está marcado para as 08h30min e as disputas devem ser iniciadas com a categoria Super Top.

O evento tem transmissão ao vivo através do site www.paipo.com.br

O Garoto apresenta São João da Barra Bodyboard Brasil é válido como terceira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de São João da Barra e Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. A organização da etapa fica por conta da União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra e supervisão da CBRASB – Confederação Brasileira de Bodyboarding – e FEBBERJ – Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro. A etapa tem o apoio da Guarafé, 220 volts Energy Drink, 5C Bodyboars, A Jóia Nobre, Slake, Produtora Inove Multimídia e Pés de Pato Evo.

Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa Garoto apresenta São João da Barra Bodyboard Brasil – danilo@gruposix.com.br –            11 – 7667-9636       ou             48 – 9935-2019     

Fotos: Leon Jr.
1 – Marcus Lima
2 – Uri Valadão
3 – Lucas Nogueira
4 –Matheus Bastos e Socrates Santana

Related

Uri Valadão 2890586976318703873

Postar um comentário

emo-but-icon

SIGA-NOS

+ VISTA

INSTAGRAM


WORLD-TOUR


PRA VOCÊ

Olá comunidade do bodyboarding, estamos de cara nova, curta nosso site e acompanhem todas as noticias do esporte!

item